domingo, 4 de abril de 2010

Dependência (Addiction)

   O comportamento de repetição obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O positivo é quando algo é agadável, traz prazer, já o negativo é aquele que busca esconder uma dor, angustia, recentimentos. São esses dois mecamismos que levam a pessoa ao alcool, drogas, ou quaiquer se seja o vicio...
  No começo a busca é pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um período, quando a pessoa não alcança mais o prazer anteriormente obtido, não consegue mais parar porque sempre que isso é tentado surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evitá-los a pessoa mantém o uso do álcool. Os reforços positivo e negativo são mecanismos ou recursos normais que permitem às pessoas se adaptarem ao seu ambiente. 
As medicações hoje em uso atuam sobre essas fases: a naltrexona(tratamento do alcoolismo) inibe o prazer dado pelo álcool, inibindo o reforço positivo; o acamprosato diminui o mal estar causado pela abstinência, inibindo o reforço negativo. Provavelmente, dentro de pouco tempo, teremos estudos avaliando o benefício trazido pela combinação dessas duas medicações para os dependentes de álcool que não obtiveram resultados satisfatórios com cada uma isoladamente. 
 Como você descobre que alguem é um alcolatra:
>> Pela negação do paciente quanto a sua condição de alcoólatra;
>> Limites entre o uso "social" e a dependência nem sempre são claros, deve ser bem observado;
>> No trabalho os colegas podem notar um comportamento mais irritável do que o habitual, atrasos e mesmo faltas. 
>> Acidentes de carro passam a acontecer. 
>> Vômitos pela manhã, dores abdominais, diarréia, gastrites, aumento do tamanho do fígado. 
>> A susceptibilidade a infecções aumenta e dependendo da predisposição de cada um, podem surgir crises convulsivas.
>> Ansiedade, depressão e insônia. 

Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, trato digestivo, coração, músculos, sangue, glândulas hormonais. Nas mulheres o álcool pode afetar a produção hormonal feminina, levando diminuição da menstruação, infertilidade e afetando as características sexuais femininas. 
 O alcool tras graves consequências, por isso devemos o evitar...  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário